Ações de proteção radiológica no recolhimento de material radioativo descartado indevidamente
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i2B.481Palavras-chave:
Proteção radiológica, material radioativo descartado, profissionais de limpeza urbana.Resumo
O Brasil possui, aproximadamente, 2000 instalações radiativas que usam fontes de radiação nos seus processos e são controladas pela CNEN através de normas, autorizações e inspeções. Esses materiais radioativos, usados tanto na área médica, indústria, pesquisa, comércio, entre outras, são algumas vezes descartados e encontrados em locais inadequados, tais como, lixões, lixo industrial, ruas, praças, podendo, assim, serem encontrados por profissionais de limpeza urbana sem o devido conhecimento dos mesmos. Este trabalho apresenta as ações de proteção radiológica necessárias para a identificação e recolhimento de material radioativo visando prevenir a exposição desnecessária dos profissionais de limpeza. As ações estão baseadas nos princípios, guias e normas de proteção radiológica. De acordo com o tipo de material radioativo as principais ações de proteção radiológica são, entre outras: reconhecimento de um material radioativo; uso correto de equipamento de proteção individual para conter possível contaminação radiológica; uso de um monitor de radiação; implementação de um controle de área; etc. Para que as ações de proteção radiológica, na identificação e recolhimento de material radioativo descartado sejam eficazes, há necessidade de implementar um programa de treinamento em proteção radiológica para os profissionais de limpeza urbana de maneira que não se exponham desnecessariamente, até a chegada de um perito em proteção radiológica da CNEN que providencie o recolhimento seguro deste material.
Downloads
Referências
CUNHA, V.; FILHO, J. V. C. Gerenciamento da Coleta de Resíduos Sólidos Urbanos: Estruturação e Aplicação de Modelo Não-Linear de Programação por Metas. Gestão e Produção. v.9, n. 2, p. 143-161, 2002.
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Companhia Municipal de Limpeza Urbana - COMLURB. Disponível em: . Último acesso: 14 Jun. 2017.
CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear. Instalações Autorizadas. Disponível em: . Último acesso: 20 Set. 2017a.
IAEA - International Atomic Energy Agency. Categorization of radioactive sources. IAEA-TECDOC-1344. Vienna, 2003.
G1. Material supostamente radioativo é encontrado no Entorno do DF. Disponível em: . Último acesso: 04 Jul. 2017.
IAEA - International Atomic Energy Agency. Classification of Radioactive Waste. General Safety Guide – GSG Nº 1. Vienna, 2009.
CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear. Critérios de Exclusão, isenção e Dispensa de Requisitos de Proteção Radiológica. Posição regulatória 3.01/001, 2011.
CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear. Normas técnicas. Disponível em: . Último acesso: 26 Ago. 2017b.
ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC Nº 306, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2004. Disponível em:. Último acesso: 06 Set. 2017.
CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução Nº 358, DE 29 DE ABRIL DE 2005. Disponível em: . Último acesso: 06 Set. 2017.
NERI, E. P. M. Ações de Proteção Radiológica no Recolhimento de Material Radioativo Descartado. Monografia Pós-Graduação IRD, Rio de Janeiro, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2021 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/