Concursos públicos para tecnólogo em radiologia: conhecimentos em proteção radiológica efetivamente exigidos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i2B.529Palavras-chave:
Tecnólogo em Radiologia, concursos públicos, proteção radiológica.Resumo
As radiações ionizantes são empregadas em áreas como saúde, indústria e segurança, não apenas no setor privado, mas também no público. Assim urge a necessidade da proteção radiológica, conjunto de estudos e práticas que aumenta a segurança nessas aplicações, onde um profissional fortemente envolvido é o tecnólogo em radiologia. O objetivo desse trabalho foi analisar os conteúdos efetivamente exigidos pelos órgãos públicos brasileiros em seus concursos para tecnólogo em radiologia, no que tange a área de proteção radiológica, identificando seu perfil de exigência. Consistiu em três etapas: na primeira, realizou-se um levantamento de todos os concursos públicos já realizados no país até o término de 2016, rastreáveis pela internet, que solicitassem diploma de graduação em Tecnologia em Radiologia; na segunda, todas as questões específicas destes certames foram coletadas e agrupadas em um arquivo eletrônico de texto; na terceira, foram segregadas as questões que envolviam proteção radiológica, usando como referência a edição 2017 do manual da prova geral de supervisão de radioproteção da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Os resultados mostraram que quase 40% das questões dos concursos foram sobre proteção radiológica. Dessa amostragem, as unidades mais abordadas foram segurança radiológica (36%), fundamentos de física atômica e nuclear (24%) e efeitos biológicos das radiações (16%). Conclui-se que os concursos para tecnólogo em radiologia têm o perfil de concentração de exigência em segurança radiológica, fundamentos de física atômica e nuclear e efeitos biológicos das radiações.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nos 1/1992 a 68/2011, pelo Decreto Legislativo nº 186/2008 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/1994. 35. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2012.
COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR (CNEN). Certificação da Qua-lificação de Supervisores de Proteção Radiológica. Rio de Janeiro, maio, 2016a (NN-7.01).
COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR (CNEN). Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica. Rio de Janeiro, março, 2014a (NN-3.01).
______. Manual do Candidato ao Exame para Certificação da Qualificação de Su-pervisores de Proteção Radiológica. Rio de Janeiro, 2017a.
CONSELHO NACIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA (CONTER). Institui e normatiza atribuições, competências e funções do Profissional Tecnólogo em Radiologia. Brasília, maio, 2012a (RESOLUÇÃO Nº 2).
DANTAS, A.; FONTENELE, F. Concursos Públicos: os principais erros cometidos pelas bancas examinadoras. 2014. Disponível em: http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI199907,31047-Concursos+publicos+os+principais+erros+cometidos+pelas+bancas>. Acesso em: 26 maio 2017.
EXAME. Os maiores acidentes nucleares da história. 2014. Editora Abril. Disponível em:< https://exame.abril.com.br/tecnologia/os-maiores-acidentes-nucleares-da-historia/>. Acesso em: 26 maio 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Direitos autorais (c) 2021 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/