Gestão do conhecimento científico: análise do capital intelectual do programa de especialização do IRD

Authors

  • Fernando Barcellos Razuck INSTITUTO DE RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA
  • Gisele Valente Cavalcante

DOI:

https://doi.org/10.15392/bjrs.v8i1A.1039

Keywords:

Capital Intelectual, Gestão do Conhecimento, Programa de Pós-Graduação

Abstract

Introdução : o curso de pós-graduação Lato Sensu em Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) é oferecido anualmente e ministrado em parceria com Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), aos profissionais de países de língua portuguesa [1]. Este curso foi idealizado para atender às necessidades de profissionais para trabalhar no campo da proteção radiológica e segurança de fontes de radiação, proporcionando as ferramentas básicas necessárias para quem vai se tornar instrutor na respectiva área. Dividido em módulos, engloba parte teórica e treinamentos práticos. Ao final do programa, os alunos devem apresentar um trabalho de conclusão do curso (TCC).

Metodologia : recentemente, algumas pesquisas vêm analisando a questão da Gestão do Conhecimento em instituiçoes de ensino e pesquisa, implicando na Gestão do Conhecimento Científico, visando, principalmente, a preservação e a transferência do conhecimento [2]. Porém, é uma característica dos servidores do públicos federais, inclusive daqueles pertencentes à carreira de Ciência e Tecnologia, o que é o caso do IRD, vinculado à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), de estar em processo de aposentaradoria, sobretudo os funcionários de perfil técnico-científico. Assim, este trabalho tem como objetivo avalisar o perfil dos docentes do programa para fazer uma análise do seu Capital Intelectual, tendo por objetivo a retenção do conhecimento científico na Instituição.

Resultados : para  isso foi feito um mapeamento dos módulos do curso, analisando o perfil dos docentes junto ao setor de recursos humanos do IRD, cruzando informações como titulação, módulo em que leciona, se é coordenador do módulo, divisão aonde trabalha, se ocupa chefia, se pertence ao quadro de funcionários do IRD e quanto tempo ainda falta para a aposentadoria. Após isto, estas informações foram plotadas no modelo utilizado pela AIEA [3], que leva em consideração basicamente o tempo previsto para a aposentadoria e a especificidade e disponibilidade do conhecimento, para avaliar o Capital Intelectual do programa.

Conclusões: com este trabalho, foi feito um levantamento das áreas críticas do programa do IRD, de forma que servirá de auxílio na programação do curso nos próximos anos. Foi possível identificar que todos módulos do curso possuem docentes que detém o conhecimento critico, considerado entre àqueles que estão em processo de aposentadoria nos próximos 3 anos. Além disso, este trabalho visa colaborar na retenção e transferência do conhecimento científico específico, etapa essencial na gestão do conhecimento científico de uma instituição de ensino e pesquisa, como o IRD.

 

Downloads

Download data is not yet available.

References

IRD. Instituto de Radioproteção e Dosimetria. Acesso em 07 de maio de 2019. Disponível em .

DAVENPORT, T.H. & PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial: Como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Elsevier, Rio de Janeiro, Brasil, 2003.

INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY (IAEA). Risk Management of Knowledge Loss in Nuclear Industry Organization. STI/PUB/1248, 2006.

Published

2020-06-24

How to Cite

Razuck, F. B., & Cavalcante, G. V. (2020). Gestão do conhecimento científico: análise do capital intelectual do programa de especialização do IRD. Brazilian Journal of Radiation Sciences, 8(1A (Suppl.). https://doi.org/10.15392/bjrs.v8i1A.1039