Radiação ionizante, energia nuclear e proteção radiológica para a escola
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v5i1.215Keywords:
radioatividade, proteção radiológica, escolaAbstract
Desde a descoberta dos raios-x, em 1825, a radiação ionizante é aplicada em diversos setores da sociedade, tais como medicina, indústria, segurança, construção civil, engenharia e pesquisa. A população em geral desconhece tanto as aplicações quanto seus riscos e benefícios. Pode-se constatar que a maioria das pessoas associam os termos “radiação” e “energia nuclear” à bomba atômica ou ao câncer, isto muito provavelmente devido a aplicações bélicas e a maneira sigilosa como a radioatividade fora tratada no passado. Desta forma, torna-se necessário esclarecer a população sobre os principais aspectos relativos às aplicações, aos riscos e aos benefícios associados. Tais conhecimentos podem ser disseminados nas escolas. A legislação brasileira para a educação básica prevê apresentação de temas como energia nuclear e radioatividade aos alunos de ensino médio. No entanto, alguns fatores dificultam tal prática educacional, a saber: poucas horas aula, livros didáticos não abordam o assunto, conceitos prévios obtidos na mídia, dificuldade de tratar o assunto em sala de aula, fobia, etc. Uma solução seria uma aproximação entre as escolas e as instituições que empregam tecnologias envolvendo radioatividade, o que permitiria aos alunos conhecer as práticas, a proteção radiológica associada, bem como os riscos e benefícios para a sociedade. No mundo atual, com a crescente aplicação da radiação ionizante, sobretudo em medicina, é necessário desmistificar o uso da radioatividade.
- Views: 1972
- PDF Downloads: 1438
Downloads
References
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/93 (atualizada em 2013), de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curricula-res Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2013.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - Planejando a próxima década – Conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC/SASE, 2014.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curricu-lares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2000.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Na-cionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 2002.
SEEDUC-RJ, Currículo Mínimo 2012 – Física, 2012.
PEREIRA, G. R.; FILHO, M. V. B; NEVES, M. A. Um estudo sobre a inserção do tema “energia nuclear” no ensino médio de municípios da Baixada Fluminense – RJ, In: VII Enpec, 2009, Florianópolis.
STRIDER, R.; GURGEL, G. W. I. Energia Nuclear no âmbito da educação CTS, In: IX Congreso internacional sobre investigación em didáctica de las ciências, 2013, Girona. p. 3462-3466.
SILVA, F. C. V.; CAMPOS, A. F.; ALMEIDA, M. A. V. Alguns aspectos de ensino e aprendizagem de radioatividade em periódicos nacionais e internacionais, Rev de Educ Ciência e Matemática, vol. 10 (19), 2013.
GOMES, R. L. S. V. Uma sequência didática sobre o tema energia nuclear – proposta de inserção de tema de Física Moderna e Contemporânea no ensino Médio, UFF, Rio de Ja-neiro, 2013, 60p.
OLIVEIRA, F. F, VIANNA, D. M., GERBASSI, R.S., Física Moderna no ensino médio: o que dizem os professores. Rev. Bras. Ensino de Física, 2007.
COSTA, I. G., DORES, J. L. R., BOUHID; LIRA-DA-SILVA, R. M. Recepção dos estudantes de Ensino Médio da rede pública de Salvador, Bahia sobre energia nuclear. In: In: VIII ENCONTRO NACIONAL EM PESQUISA EM EDUCAÇÃO E CIÊNCIA, Campi-nas, 2011. Atas ISBN: 978-85-99681-02-2, 2011.
SILVA, F. L., PESSANHA, P. R., BOUHID, R. Abordagem do tema controverso Radi-oatividade/Energia Nuclear em sala de aula no Ensino Médio – Um Estudo de Caso. In: VIII ENCONTRO NACIONAL EM PESQUISA EM EDUCAÇÃO E CIÊNCIA, Campinas, 2011. Atas ISBN: 978-85-99681-02-2, 2011.
CARVALHO, A. M., O impacto psicológico do acidente radioativo em Goiânia. 1988.
SANTOS, W. G.; SANTOS, E. E.; NOGUEIRA, R. A. Alimentos vegetais cultivados próximo ao depósito permanentes de rejeitos radioativos em Abadia de Goiás. In: 65ª Reunião anual da SBPC, 2013, Recife. Anais, INSS 2176-1221, 2013.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Licensing: The BJRS articles are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License, which permits use, sharing, adaptation, distribution and reproduction in any medium or format, as long as you give appropriate credit to the original author(s) and the source, provide a link to the Creative Commons license, and indicate if changes were made. The images or other third party material in this article are included in the article’s Creative Commons license, unless indicated otherwise in a credit line to the material. If material is not included in the article’s Creative Commons license and your intended use is not permitted by statutory regulation or exceeds the permitted use, you will need to obtain permission directly from the copyright holder. To view a copy of this license, visit http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/