A perspectiva do estudante da Escola SESC de Ensino Médio a respeito da geração de energia núcleo-elétrica
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v7i1.787Keywords:
geração de energia, energia nuclear, ensino de ciênciasAbstract
O trabalho busca compreender o ponto de vista dos jovens estudantes do ensino médio sobre a geração de energia núcleo-elétrica no Brasil. Foi realizada uma pesquisa a partir de um questionário com alunos da Escola Sesc de Ensino Médio, indicativo de tal perspectiva. O entendimento, por sua vez, dá-se a partir da análise de influências educacional, social e familiar. Para melhor compreensão, divide-se os alunos em diferentes momentos do ensino médio, de acordo com o acesso que os mesmos tiveram a um conhecimento científico formal e informal. No estudo, nota-se que a aceitação acerca da geração de energia nuclear em território brasileiro ocorre de maneira gradual ao longo dos anos na escola.- Views: 132
- PDF Downloads: 287
Downloads
References
Powers, T. Heisenberg's War: The Secret History of the German Bomb. Boston, MA: Da Capo Press, 2000.
Xavier, A; Lima, A.; Vigna, C; Vebi, F; Bortoleto, G; Goraieb, K; Collins, C; Bueno, M. Marcos da História da Radioatividade e Tendências Atuais. Química Nova, v. 30, No.1, p. 83-91, 2007.
Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). 2000. 109p.
SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira. Cálculo amostral: calculadora on-line. Available at: <http://www.calculoamostral.vai.la>. Last accessed: 16 Jan. 2018.
Boas, S. V. Formação e Informação Científica - Jornalismo para Iniciados e Leigos. Ed. Summus Editorial, São Paulo, 2005.
De Almeida, R. A. Um Estudo Simplificado sobre a Percepção Pública na Área Nuclear: Sugestões para Campanhas Educativas para os Diferentes Segmentos da Sociedade. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reatores). Rio de Janeiro, PPGIEN/CNEN, 2011.
Da Costa, I; das Dores, J; Lira-da-Silva, R. Percepção dos Estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de Salvador, Bahia sobre Energia Nuclear. Available at: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0273-1.pdf> Last accessed: 16 Jan. 2018.
Lucena E. A. et al. Radiação Ionizante, Energia Nuclear e Proteção Radiológica para a Escola, Brazilian Journal of Radiation Sciences, v. 5, n. 1, 2017. doi: 10.15392/bjrs.v5i1.215
da Silva, F; Pessanha, P; Bouhid, R. Abordagem do tema controverso Radioatividade/Energia Nuclear em sala de aula no Ensino Médio – Um Estudo de Caso. Available at: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1502-1.pdf> Last accessed: 16 Jan. 2018.
MONGELLI, S. T. Geração Núcleo-Elétrica: retrospectiva, situação atual e perspectivas futuras. 2006. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear - Reatores) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. doi:10.11606/D.85.2006.tde-08062007-151208. Acesso em: 2018-07-07.
F. Santos et. al. Applications of Ionizing Radiation – Disclosure Is Necessary. Available at: <https://www.euronuclear.org/events/etrap/etrap2017/pdf/Posters/ETRAP2017-A0045-fullpaper.pdf> Last accessed: 16 Jan. 2018.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Radiation Sciences
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Licensing: The BJRS articles are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License, which permits use, sharing, adaptation, distribution and reproduction in any medium or format, as long as you give appropriate credit to the original author(s) and the source, provide a link to the Creative Commons license, and indicate if changes were made. The images or other third party material in this article are included in the article’s Creative Commons license, unless indicated otherwise in a credit line to the material. If material is not included in the article’s Creative Commons license and your intended use is not permitted by statutory regulation or exceeds the permitted use, you will need to obtain permission directly from the copyright holder. To view a copy of this license, visit http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/