Radiação ionizante, energia nuclear e proteção radiológica para a escola

Authors

  • Eder Augusto de Lucena Instituto de Radioaproteção e Dosimetria
  • Rócio Glória dos Reis Instituto de Radioaproteção e Dosimetria
  • Adaugoberto Soares de Pinho Instituto de Radioaproteção e Dosimetria
  • José Wanderley Santana da Silva Comissão Nacional de Energia Nuclear
  • Ailson Soares Alves Instituto de Radioaproteção e Dosimetria
  • Monica Aquino Pires do Rio Instituto de Radioaproteção e Dosimetria
  • Gustavo Afonso de Paula Escola Sesc de Ensino Médio
  • Milton Alves Gonçalves Escola Sesc de Ensino Médio
  • Arlene Alves dos Reis Instituto de Radioaproteção e Dosimetria

DOI:

https://doi.org/10.15392/bjrs.v5i1.215

Keywords:

radioatividade, proteção radiológica, escola

Abstract

Desde a descoberta dos raios-x, em 1825, a radiação ionizante é aplicada em diversos setores da sociedade, tais como medicina, indústria, segurança, construção civil, engenharia e pesquisa. A população em geral desconhece tanto as aplicações quanto seus riscos e benefícios. Pode-se constatar que a maioria das pessoas associam os termos “radiação” e “energia nuclear” à bomba atômica ou ao câncer, isto muito provavelmente devido a aplicações bélicas e a maneira sigilosa como a radioatividade fora tratada no passado. Desta forma, torna-se necessário esclarecer a população sobre os principais aspectos relativos às aplicações, aos riscos e aos benefícios associados. Tais conhecimentos podem ser disseminados nas escolas. A legislação brasileira para a educação básica prevê apresentação de temas como energia nuclear e radioatividade aos alunos de ensino médio. No entanto, alguns fatores dificultam tal prática educacional, a saber: poucas horas aula, livros didáticos não abordam o assunto, conceitos prévios obtidos na mídia, dificuldade de tratar o assunto em sala de aula, fobia, etc. Uma solução seria uma aproximação entre as escolas e as instituições que empregam tecnologias envolvendo radioatividade, o que permitiria aos alunos conhecer as práticas, a proteção radiológica associada, bem como os riscos e benefícios para a sociedade. No mundo atual, com a crescente aplicação da radiação ionizante, sobretudo em medicina, é necessário desmistificar o uso da radioatividade.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/93 (atualizada em 2013), de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curricula-res Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2013.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - Planejando a próxima década – Conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC/SASE, 2014.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curricu-lares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Na-cionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 2002.

SEEDUC-RJ, Currículo Mínimo 2012 – Física, 2012.

PEREIRA, G. R.; FILHO, M. V. B; NEVES, M. A. Um estudo sobre a inserção do tema “energia nuclear” no ensino médio de municípios da Baixada Fluminense – RJ, In: VII Enpec, 2009, Florianópolis.

STRIDER, R.; GURGEL, G. W. I. Energia Nuclear no âmbito da educação CTS, In: IX Congreso internacional sobre investigación em didáctica de las ciências, 2013, Girona. p. 3462-3466.

SILVA, F. C. V.; CAMPOS, A. F.; ALMEIDA, M. A. V. Alguns aspectos de ensino e aprendizagem de radioatividade em periódicos nacionais e internacionais, Rev de Educ Ciência e Matemática, vol. 10 (19), 2013.

GOMES, R. L. S. V. Uma sequência didática sobre o tema energia nuclear – proposta de inserção de tema de Física Moderna e Contemporânea no ensino Médio, UFF, Rio de Ja-neiro, 2013, 60p.

OLIVEIRA, F. F, VIANNA, D. M., GERBASSI, R.S., Física Moderna no ensino médio: o que dizem os professores. Rev. Bras. Ensino de Física, 2007.

COSTA, I. G., DORES, J. L. R., BOUHID; LIRA-DA-SILVA, R. M. Recepção dos estudantes de Ensino Médio da rede pública de Salvador, Bahia sobre energia nuclear. In: In: VIII ENCONTRO NACIONAL EM PESQUISA EM EDUCAÇÃO E CIÊNCIA, Campi-nas, 2011. Atas ISBN: 978-85-99681-02-2, 2011.

SILVA, F. L., PESSANHA, P. R., BOUHID, R. Abordagem do tema controverso Radi-oatividade/Energia Nuclear em sala de aula no Ensino Médio – Um Estudo de Caso. In: VIII ENCONTRO NACIONAL EM PESQUISA EM EDUCAÇÃO E CIÊNCIA, Campinas, 2011. Atas ISBN: 978-85-99681-02-2, 2011.

CARVALHO, A. M., O impacto psicológico do acidente radioativo em Goiânia. 1988.

SANTOS, W. G.; SANTOS, E. E.; NOGUEIRA, R. A. Alimentos vegetais cultivados próximo ao depósito permanentes de rejeitos radioativos em Abadia de Goiás. In: 65ª Reunião anual da SBPC, 2013, Recife. Anais, INSS 2176-1221, 2013.

Published

2017-04-06

Issue

Section

Review Articles

How to Cite

Radiação ionizante, energia nuclear e proteção radiológica para a escola. Brazilian Journal of Radiation Sciences, Rio de Janeiro, Brazil, v. 5, n. 1, 2017. DOI: 10.15392/bjrs.v5i1.215. Disponível em: https://bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/215.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Similar Articles

51-60 of 286

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)