PULLER®: ferramenta educativa para auxílio ao aprendizado sobre proteção radiológica

Authors

  • JAQUELINE SANT' ANNA LAUREANO PEREIRA Universidade Castelo Branco
  • DANIEL LAUREANO PEREIRA
  • SAMUEL QUEIROZ PELEGRINELI UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
  • JOSONILTON COSTA MORAES RÊGO FANOR - DeVry EDUCATION GROUP E CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS – UNICHRISTUS
  • LUCIANO SANTA RITA OLIVEIRA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO E UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

DOI:

https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i2A.518

Keywords:

Aplicativo, Educação, Proteção Radiológica

Abstract

RESUMO

O uso de smartphones em âmbito educacional, embora restrito, seu potencial é evidente no tocante a interação e mobilidade. Este estudo apresenta o desenvolvimento do aplicativo PULLER® para dispositivos móveis no contexto da educação em proteção radiológica. É um estudo de natureza quantitativa do tipo semiexperimental não randomizado, equivalente, do tipo anterior e posterior e também é uma produção tecnológica fundamentada na metodologia Design Instrucional Contextualizado, cuja a linguagem adotada é Html5, css3, JavaScript e PHP, permitindo aos estudantes autonomia do saber, de acordo com seu ritmo, tornando-os críticos e reflexivos perante as informações, transformando-as em conhecimento. A avaliação do aplicativo foi positiva, 70% dos 300 participantes atingiram a média alvo de 08 pontos. Os resultados apontaram que o uso da calculadora radiológica e as informações sobre dosimetria contribuíram com o aprendizado sem pressão de tempo ou lugar, houve diferença das médias ponderadas entre o pré e pós-teste dos alunos com o aplicativo, o que contribuiu para a melhoria do processo assistencial e educativo mediada pelo uso do aplicativo PULLER®.

 

ABSTRACT

The use of smartphones in education, although restricted, its potential is evident in terms of interaction and mobility. This study presents the development of the PULLER® mobile application in the context of radiation protection education. It is a quantitative study of the non-randomized, semioxic experimental type, equivalent, of the anterior and posterior type, and is also a technological production based on the Methodology Contextualized Instructional Design, whose adopted language is Html5, css3, JavaScript and PHP, allowing students autonomy know, according to their rhythm, making them critical and reflective to the information, transforming them into knowledge. The evaluation of the application was positive, 70% of the 300 participants reached the target average of 08 points. The results showed that the use of the radiological calculator and the information on dosimetry contributed to the learning without pressure of time or place, there was a difference of the weighted averages between the pre and post test of the students with the application, which contributed to the improvement of the welfare process mediated through the use of the PULLER® application.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • JAQUELINE SANT' ANNA LAUREANO PEREIRA, Universidade Castelo Branco
    TÉCNICA EM RADIOLOGIA COM CURSO DE EXTENSÃO EM MAMOGRAFIA; 
    UNIVERSITÁRIA EM TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA;
    INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTO DE RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA  IRD.
  • DANIEL LAUREANO PEREIRA

    DESIGNER EM COMUNICAÇÃO

  • SAMUEL QUEIROZ PELEGRINELI, UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

    MAXIM - CONSULTORIA E TREINAMENTO EM PROTEÇÃO RADIOLÓGICA.

References

UNESCO. Policy Guidelines for Mobile Learning. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219641E.pdf. Aceso em: 10 jul. 2017.

TAROUCO, L. M. R. et al. Objetos de Aprendizagem para M-Learning. 2004. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/CESTA/objetosdeaprendizagem_sucesu.pdf. Acesso em: 10 jul. 2017.

TRAXLER, J. Defining, discussing and evaluating mobile learning: The moving finger writes and having writ. IN: The International Review of Research in Open and Distance Learning. 2007. Disponível em: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/346. Acesso em: 10 jul. 2017. DOI: https://doi.org/10.19173/irrodl.v8i2.346

VALENTIM, H. Para uma Compreensão do Mobile Learning: Reflexão sobre a utilidade das tecnologias móveis na aprendizagem informal e para a construção de ambientes pessoais de aprendizagem. Lisboa. Dissertação de Mestrado. 2009. Disponível em: http://www.hugovalentim.com/sites/default/.../Hugo_Valentim_MLearning.pdf. Acesso em: 10 jul. 2017.

Downloads

Published

2018-07-19

How to Cite

PULLER®: ferramenta educativa para auxílio ao aprendizado sobre proteção radiológica. Brazilian Journal of Radiation Sciences, Rio de Janeiro, Brazil, v. 6, n. 2A (Suppl.), 2018. DOI: 10.15392/bjrs.v6i2A.518. Disponível em: https://bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/518.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Similar Articles

131-140 of 291

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)