Estudo do fluxo neutrônico no reator IPR-R1 com o MCNPX

Autores

  • Júlio Ângelo de Souza Melo Universidade de Pernambuco
  • Lázara Silveira Castrillo Universidade de Pernambuco
  • Romero Matias B.M. Oliveira Secretária Executiva de Educação do Estado de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15392/bjrs.v4i1.196

Palavras-chave:

fluxo neutrônico, IPR-R1, MCNPX

Resumo

Neste trabalho utilizou-se o código computacional MCNPX, uma das versões mais recentes do código de transporte MCNP, com o objetivo de estudar a distribuição do fluxo e sua fluência neutrônica em função da energia em dois dispositivos de irradiação do reator de pesquisa IPR-R1. O modelo desenvolvido foi validado com a pesquisa realizada por  DALLE(2002). Inicialmente, na simulação considerou-se o combustível fresco em cuja configuração do núcleo constavam  três varetas de controle, sendo duas delas 100% ejetadas enquanto a outra inserida a 3,1x10-1 m de profundidade, conforme situação adotada na literatura.  A fonte de nêutrons utilizada  foi do tipo crítica, através do cartão KSRC. Os resultados do fluxo e da fluência neutrônica foram obtidos no tubo central e na mesa giratória num intervalo de espectro energético que variou de 1,0 x10-9 MeV a 10 MeV, apresentando  boas correlações com o modelo usado na validação.  Por último, uma situação hipotética, em que as três varetas de controle do reator são ejetadas simultaneamente, foi simulada. Os resultados da simulação mostraram um aumento no fluxo neutrônico de 7% no tubo central e de 5% na mesa giratória. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Júlio Ângelo de Souza Melo, Universidade de Pernambuco
    É aluno de Engenharia Mecânica da UPE e atualmente realiza pesquisa voluntária na área de Energia Nuclear junto ao Mestrado de Tecnologia da Energia.
  • Lázara Silveira Castrillo, Universidade de Pernambuco
    É doutora formada pela UFPE, docente do Departamento de Engenharia Mecânica e do Mestrado de Tecnologia da Energia na UPE.
  • Romero Matias B.M. Oliveira, Secretária Executiva de Educação do Estado de Pernambuco
    Engenheiro mecânico e civil, mestre pela UFPE e pesquisador.

Referências

DALLE, H. M., JERAJ, R.Validation of the Monteburns code for criticality calculations of TRIGA reactors, Research and Development Brazilian Journal, v.4, p.91-94, 2002.

HENDRICKS, John S. et al. MCNPX, version 26E. Los Alamos: Los Alamos National Laboratory, 2007.

HENDRICKS, John S. et al. MCNP4C: Monte Carlo N-Part& Transport Code System. Oak Ridge:RSICC, 2001.

NIST-National Institute of Standards and Technology .STAR DATABASES. Gaithersburg,Maryland,USA. Avaliable at:< http://physics.nist.gov/cgibin/Star/compos.pl?matno=144> .Last accessed: 8 Sept.2015.

ZANGIROLAMI,D.M. Fluxo Neutrônico a 100kW nos Terminais de Irradiação do Reator TRIGA IPR-R1. Belo Horizonte,Minas Gerais,Brasil.2009. Avaliable at: < http://docplayer.com.br/6313264-Fluxo-neutronico-a-100kw-nos-terminais-de-irradiacao-do-reator-triga-ipr-r1-dante-marco-zangirolami.html>. Last accessed: 4 Jan. 2016.

Downloads

Publicado

01-09-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Estudo do fluxo neutrônico no reator IPR-R1 com o MCNPX. Brazilian Journal of Radiation Sciences, Rio de Janeiro, Brazil, v. 4, n. 1, 2016. DOI: 10.15392/bjrs.v4i1.196. Disponível em: https://bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/196. Acesso em: 10 maio. 2025.