Divulgação do uso pacífico da energia nuclear para o público leigo de crianças do ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v6i2A.452Keywords:
Energia Nuclear, Divulgação Científica, Métodos e Técnicas e Ensino.Abstract
O uso pacífico da energia nuclear, tanto para obtenção de energia segura, quanto em aplicações médicas carece de divulgação entre o público leigo para que o medo não se expresse como risco por falta de conhecimento. Para tanto é válido o esforço de formação entre crianças do Ensino Básico, na instigação ao conhecimento consciente que deverá ser consolidado ao longo de sua trajetória escolar. Assim sendo, no contexto de um projeto de extensão com parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Santa Luzia, Minas Gerais, foi trabalhado entre alunos das escolas públicas o tema “Energia: Conhecer para Entender”, usando como pano de fundo o filme “Monstros S/A” da Disney (2001). No filme os monstros utilizam a energia do grito das crianças, mas as conhecem pouco, considerando-as tóxicas e serve no projeto para estabelecer analogia com o medo da energia nuclear. O projeto foi desenvolvido em vinte e duas escolas públicas da cidade de Santa Luzia, Minas Gerais. O filme Monstro S/A e livro Gnose (produzido para o projeto) foram utilizados entre os anos de 2015 a 2017. Atividades em sala de aula, palestras e construção de maquetes foram os instrumentos utilizados para observação da apropriação de conceitos entre os alunos. Os professores responderam a questionário sobre o desenvolvimento das atividades do projeto. Registros de falas, filmagens e fotografias compuseram um levantamento de impressões que confirmaram uma desmistificação da associação entre energia nuclear e insegurança. As crianças do Ensino Básico envolvidas na pesquisa tinham uma visão mistificada do uso da energia nuclear, com correlações imediatas com a bomba atômica. Com o desenvolvimento do projeto ficou demonstrada formação de conhecimento crítico quanto ao uso seguro da energia nuclear, por meio de novas correlações voltadas agora a uma comparação plausível com outras fontes de energia. Os professores demonstraram envolvimento com o tema e disposição para abordarem conceitos mais amplos da Ciência e Tecnologia.
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