A perspectiva do estudante da Escola SESC de Ensino Médio a respeito da geração de energia núcleo-elétrica

Autores

  • Bruno Quadros Escola SESC de Ensino Medio
  • Julia Silva Santiago Silveira Souza , Escola SESC de Ensino Medio
  • Maria Gabriela Pedrozo Escola SESC de Ensino Medio
  • Vivian Jeronimo Escola SESC de Ensino Medio
  • Milton Alves Gonçalves Jr. Escola SESC de Ensino Medio
  • Clara Teixeira Escola SESC de Ensino Médio
  • João Pedro Salgado Silva Escola SESC de Ensino Medio
  • Lucas Zanotto Dill da Silva Escola SESC de Ensino Médio

DOI:

https://doi.org/10.15392/bjrs.v7i1.787

Palavras-chave:

geração de energia, energia nuclear, ensino de ciências

Resumo

O trabalho busca compreender o ponto de vista dos jovens estudantes do ensino médio sobre a geração de energia núcleo-elétrica no Brasil. Foi realizada uma pesquisa a partir de um questionário com alunos da Escola Sesc de Ensino Médio, indicativo de tal perspectiva. O entendimento, por sua vez, dá-se a partir da análise de influências educacional, social e familiar. Para melhor compreensão, divide-se os alunos em diferentes momentos do ensino médio, de acordo com o acesso que os mesmos tiveram a um conhecimento científico formal e informal. No estudo, nota-se que a aceitação acerca da geração de energia nuclear em território brasileiro ocorre de maneira gradual ao longo dos anos na escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno Quadros, Escola SESC de Ensino Medio
    Departamento de Ciências da Natureza
  • Julia Silva Santiago Silveira Souza, , Escola SESC de Ensino Medio
    Departamento de Ciências da Natureza
  • Maria Gabriela Pedrozo, Escola SESC de Ensino Medio
    Departamento de Ciências da Natureza
  • Vivian Jeronimo, Escola SESC de Ensino Medio
    Departamento de Ciências da Natureza
  • Milton Alves Gonçalves Jr., Escola SESC de Ensino Medio
    Departamento de Ciências da Natureza
  • Clara Teixeira, Escola SESC de Ensino Médio
    Departamento de Ciências da Natureza
  • João Pedro Salgado Silva, Escola SESC de Ensino Medio
    Departamento de Ciências da Natureza
  • Lucas Zanotto Dill da Silva, Escola SESC de Ensino Médio
    Departamento de Ciências da Natureza

Referências

Powers, T. Heisenberg's War: The Secret History of the German Bomb. Boston, MA: Da Capo Press, 2000.

Xavier, A; Lima, A.; Vigna, C; Vebi, F; Bortoleto, G; Goraieb, K; Collins, C; Bueno, M. Marcos da História da Radioatividade e Tendências Atuais. Química Nova, v. 30, No.1, p. 83-91, 2007.

Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). 2000. 109p.

SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira. Cálculo amostral: calculadora on-line. Available at: <http://www.calculoamostral.vai.la>. Last accessed: 16 Jan. 2018.

Boas, S. V. Formação e Informação Científica - Jornalismo para Iniciados e Leigos. Ed. Summus Editorial, São Paulo, 2005.

De Almeida, R. A. Um Estudo Simplificado sobre a Percepção Pública na Área Nuclear: Sugestões para Campanhas Educativas para os Diferentes Segmentos da Sociedade. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reatores). Rio de Janeiro, PPGIEN/CNEN, 2011.

Da Costa, I; das Dores, J; Lira-da-Silva, R. Percepção dos Estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de Salvador, Bahia sobre Energia Nuclear. Available at: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0273-1.pdf> Last accessed: 16 Jan. 2018.

Lucena E. A. et al. Radiação Ionizante, Energia Nuclear e Proteção Radiológica para a Escola, Brazilian Journal of Radiation Sciences, v. 5, n. 1, 2017. doi: 10.15392/bjrs.v5i1.215

da Silva, F; Pessanha, P; Bouhid, R. Abordagem do tema controverso Radioatividade/Energia Nuclear em sala de aula no Ensino Médio – Um Estudo de Caso. Available at: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1502-1.pdf> Last accessed: 16 Jan. 2018.

MONGELLI, S. T. Geração Núcleo-Elétrica: retrospectiva, situação atual e perspectivas futuras. 2006. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear - Reatores) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. doi:10.11606/D.85.2006.tde-08062007-151208. Acesso em: 2018-07-07.

F. Santos et. al. Applications of Ionizing Radiation – Disclosure Is Necessary. Available at: <https://www.euronuclear.org/events/etrap/etrap2017/pdf/Posters/ETRAP2017-A0045-fullpaper.pdf> Last accessed: 16 Jan. 2018.

Downloads

Publicado

28-01-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A perspectiva do estudante da Escola SESC de Ensino Médio a respeito da geração de energia núcleo-elétrica. Brazilian Journal of Radiation Sciences, Rio de Janeiro, Brazil, v. 7, n. 1, 2019. DOI: 10.15392/bjrs.v7i1.787. Disponível em: https://bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/787. Acesso em: 17 jul. 2025.