DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMOS SIMULADORES DE FONTES RADIOATIVAS PLANARES PARA USO EM MODELOS COMPUTACIONAIS DE EXPOSIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15392/bjrs.v1i1.10Palavras-chave:
Dosimetria, Modelos computacionais de exposição, EGSnrc, Fantoma de voxels, Distribuição Normal, Método de TranslaçãoResumo
Algumas das irradiações a que o homem é submetido podem ser modeladas por um fantoma de voxels acoplado a um código Monte Carlo (MC) que simule o transporte da radiação pelos órgãos e tecidos do fantoma, a interação desta com os átomos constituintes do meio e a avaliação da energia depositada em regiões de interesse. Fantomas de voxels são objetos do trabalho de diversos pesquisadores e, atualmente, há modelos disponíveis para crianças, adolescentes e adultos dos dois gêneros. Há fantomas baseados em dados anatômicos e fisiológicos sugeridos pela ICRP bem como para pessoas fora destes padrões. Os códigos MC utilizados são muito bem referenciados, atualizados a cada nova versão e, portanto, confiáveis para utilização em pesquisa de dosimetria numérica. Em alguns códigos, como o EGSnrc, o pesquisador precisa, adicionalmente, desenvolver algoritmos para simular a fonte radioativa usada no seu modelo computacional de exposição (MCE). Este trabalho apresenta como algoritmo de uma fonte radioativa planar e isotrópica por rotação a função densidade de probabilidade (FDP) gaussiana padrão, submetida a um método de translação que desloca seu máximo ao longo do seu domínio, muda a sua intensidade e torna a sua dispersão em torno da média assimétrica à direita. O algoritmo foi usado para gerar amostras de fótons que emergem de um plano e atingem um semicírculo envolvendo um fantoma de voxels. A FDP que descreve este tipo de problema já é conhecida, mas a função geradora de números aleatórios (GNA) a ela associada não pode ser deduzida por técnicas MC diretas. Este é um problema importante porque pode ser ajustado para simulações envolvendo a radiação natural terrestre ou acidentes em clínicas ou indústrias onde o material radioativo se espalha em um plano. Algumas tentativas de se obter um GNA para a FDP do problema já foram implementadas pelo Grupo de Pesquisa em Dosimetria Numérica (GDN) de Recife-PE, Brasil, sempre usando a técnica MC de amostragem por rejeição. Este artigo seguiu metodologia dos trabalhos anteriores, exceto em um ponto: A FDP do problema foi substituída por uma FDP normal transladada. Para realizar comparações dosimétricas, foram utilizados dois MCEs: o MSTA (Mash STAnding, composto pelo fantoma de voxels adulto masculino em posição ortostática, MASH (MAle meSH), disponível pelo Departamento de Energia Nuclear (DEN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), acoplado ao código MC EGSnrc e com o GNA da fonte planar baseado na técnica de rejeição) e o MSTA_NT. Os dois MCEs são similares em tudo, exceto no GNA usado na fonte planar. Os resultados apresentados e comentados neste trabalho estabelecem o novo algoritmo para uma fonte planar a ser usado pelo GDN.Downloads
Referências
VIEIRA, J. W., Construção de um Modelo Computacional de Exposição para Cálculos Dosimétricos Utilizando o Código Monte Carlo EGS4 e Fantomas de Voxels, Tese de Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares, DEN-UFPE, Recife-PE, Brasil, 2004.
KRAMER, R., VIEIRA, J. W., KHOURY, H. J., LIMA, F. R. A., and FUELLE, D., All About Max: A Male Adult Voxel Phantom for Monte Carlo Calculations in the Area of Radiation Protection Dosimetry, Phys. Med. Biol., 48, 1239-1262, 2003.
CASSOLA, V. F., Desenvolvimento de Fantomas Humanos Computacionais Usando Malhas Poligonais em Função da Postura, Massa e Altura, Tese Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares, DEN-UFPE, Recife-PE, Brasil, 2011.
KAWRAKOW, I., MAINEGRA-HING, E., ROGERS, D. W. O., TESSIER, F., WALTERS, B. R. B., The EGSnrc Code System: Monte Carlo Simulation of Electron and Photon Transport, NRCC Report PIRS-701, National Research Council of Canada, Ottawa, Canada, 2011.
LOPES FILHO, F. J., Avaliações Dosimétricas em Pacientes Submetidos à Radioiodoterapia com Base em Fantomas de Voxels e em Imagens de Medicina Nuclear, Tese de Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares, DEN-UFPE, Recife-PE, Brasil, 2007.
LEAL NETO, V., VEIRA, J. W., STOSIC B. e LIMA, F. R. A., Desenvolvimento Computacional de uma Fonte Radioativa Isotrópica no Solo Utilizando Técnicas Monte Carlo de Amostragem por Rejeição, Primeiro Congresso Americano do IRPA 2006, XXIV Reunião Anual da SMSR e XVII Congresso Anual da SNM, Acapulco, México, de 3 a 8 de setembro, 2006.
JOHNSON, N. L., Systems of Frequency Curves Generated by Methods of Translation, Biometrika, 36, No. 1/2, 149-176, 1949.
VIEIRA, J. W., LEAL NETO, V., LIMA FILHO, J. M., LIMA, F. R. A., Transformation of the Normal Distribution for Monte Carlo Modeling of Regions of Adult Trabecular Bones for Use in Computational Models of Exposure, 13th International Congress of International Radiation Protection Association, Glasgow, Scotland, 13-18 May, 2012.
BOX, G. E. P., and MULLER, M. E., A Note on the Generation of Random Normal Deviates, Technical Report Nº 13, Statistical Techniques Research Group, Department of Mathematics, Princeton University, 1958.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2022 Brazilian Journal of Radiation Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences, editada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
Licença
Os artigos do BJRS são licenciados sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Licença Internacional, que permite o uso, compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que você dê o devido crédito ao (s) autor (es) original (is) e à fonte, forneça um link para a licença Creative Commons, e indique se mudanças foram feitas. As imagens ou outro material de terceiros neste artigo estão incluídos na licença Creative Commons do artigo, a menos que indicado de outra forma em uma linha de crédito para o material. Se o material não estiver incluído no licença Creative Commons do artigo e seu uso pretendido não é permitido por regulamentação legal ou excede o uso permitido, você precisará obter permissão diretamente do detentor dos direitos autorais. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/