Validação da simulação do feixe de prótons

Authors

  • Alexandre Rodrigues Soares de Sena Universidade Federal de Pernambuco
  • José Wilson Vieira IFPE
  • Fernando Roberto de Andrade Lima CNEN

DOI:

https://doi.org/10.15392/bjrs.v3i1A.69

Keywords:

Computer Simulation, Heavy Ion Radiotherapy, Proton Therapy

Abstract

Terapia por prótons é uma técnica de tratamento para neoplasias são de difícil acesso, minimizando os danos ao tecido vizinho do volume de destino e / ou nos órgãos de tamanhos muito pequenos, tais como crianças, os órgãos em que as células são bombardeados por iões pesados e uma definida colimada energia do feixe, neste caso íon hidrogênio. No últimos anos, houve mais de cem mil pedidos em todo o mundo. O Brasil, no presente, não tem um centro de tratamento ou de pesquisa que utiliza esta técnica, mesmo possuindo os aceleradores que podem produzir feixe para esta finalidade. Recife é uma das cidades do Brasil com um centro médico bem desenvolvido. O Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE / CNEN) tem um acelerador para produção de radiofármacos, cada canal do ciclotron gera um feixe de 18 MeV. Portanto, o objetivo é analisar a conformidade do feixe de prótons, o seu espalhamento lateral, perda de energia ao longo da trajetória, o ponto de deposição de doses máxima e em fantasmas matemáticos computacionais cúbicos usando o Toolkit de códigos GEANT4. Este feixe de protões tem uma característica que lhe dá vantagem, a forma de perda de energia em questão proporciona um escopo bem definido, uma pequena distribuição lateral e deposição de energia máxima no final do caminho da partícula, formando uma curva de dose, tal como o conhecido Bragg Peak. Colocando a dose máxima na localização final do feixe com baixa absorção no começo e que vai fechar a zero após alguns milímetros.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Alexandre Rodrigues Soares de Sena, Universidade Federal de Pernambuco
    Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007). Atualmente é aluno de Mestrado da Universidade Federal de Pernambuco e tutor EaD da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação, atuando principalmente nos seguintes temas: radioproteção, radioterapia, íons pesados, núcleos exóticos, dosimetria e , divulgação cientifica.
  • José Wilson Vieira, IFPE
    Possui graduação em Física (Licenciatura e Bacharelado, em 1990), Mestrado (2001) e Doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares (2004) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE-Recife) e professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE), onde coordena o Laboratório de Física Experimental. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Desenvolvimento de modelos de exposição usando fantomas antropomórficos, técnicas Monte Carlo aplicadas à Dosimetria Numérica das radiações ionizantes, processamento de imagens digitais, Proteção Radiológica e desenvolvimento de softwares educacionais. No IFPE, coordena o Laboratório de Dosimetria Numérica, equipado com recursos obtidos nos Projetos Universal/CNPq, 2010-2012; MEC/SETEC/CNPq, nº 94/2013, com título, "Construção Computacional e Física dos Tecidos Ósseos em Modelos Antropomórficos para Uso em Dosimetria das Radiações Ionizantes"; e CNPq-SETEC/MEC nº 17/2014 - Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica, com título "Prototipagem de Fantomas para Uso em Dosimetria das Radiações Ionizantes".
  • Fernando Roberto de Andrade Lima, CNEN
    Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1968), graduação em Bacharel em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1971), mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (1981) e doutorado em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Atualmente é Diretor e Pesquisador Titular do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CRCN-NE/CNEN), Vice-Coordenador e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares da Universidade Federal de Pernambuco (PROTEN/UFPE/CNEN), e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Energia (UPE). Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em transferência de calor em reatores e análise de sensibilidade via métodos perturbativos e na área de Dosimetria e Proteção Radiológica, com ênfase em dosimetria numérica utilizando Técnicas Monte Carlo e fantomas de voxels.

References

Report

ICRU - International Commission on Radiation Units and Measurements. Prescribing, Recording, and Reporting Proton-Beam Therapy. ICRU Report 78, Bethesda: ICRU, 2008.

Journal

AGOSTINELLI, S. “Geant4 – a simulation toolkit”. Nuclear Instruments and Methods in Physics Research, v. 506, p. 256-303, 2003.

Book

PAGANETTI, H. Proton Therapy Physics, CRC Press, 2011.

Journal

WILSON, R. R. “Range, straggling, and multiple scattering of fast protons.” Physical review, v. 74, p. 385-386, 1947.

Published

2015-05-21

How to Cite

Validação da simulação do feixe de prótons. Brazilian Journal of Radiation Sciences, Rio de Janeiro, Brazil, v. 3, n. 1A (Suppl.), 2015. DOI: 10.15392/bjrs.v3i1A.69. Disponível em: https://bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/article/view/69.. Acesso em: 18 may. 2024.

Similar Articles

1-10 of 699

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>